Humilhação


Humilhação é literalmente o acto de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego.

Durante a nossa vida passamos por várias situações. E durante estas situações podemos gerar diversos tipos de emoções e sentimentos. Todos passam por situações boas e ruins e temos que aprender a lidar com elas, pois é assim que crescemos e evoluímos.
Porém, há casos extremamente difíceis de serem superados, e quando o conseguimos  podem ficar marcas para o resto de nossas vidas. Este é o caso da humilhação.
Já na infância algumas pessoas são humilhadas no ambiente escolar. E apesar de por diversas vezes estas situações serem vistas apenas como “brincadeiras de criança” podem causar grandes traumas.
Podemos ser humilhados por conta da nossa religião, cor, faixa etária ou classe social.
Quando ficamos muito tempo em filas de hospitais também nos sentimos humilhados por não termos condições financeiras para garantir a nossa saúde e segurança.
São muito comuns situações de humilhação entre chefe e empregado, professor e aluno, e até entre pais e filhos ou vice e versa.
Por vezes vivenciamos situações semelhantes à de outras pessoas e nos sentimos humilhados e a outra pessoa não, o que nos faz questionar: A humilhação é um resultado exclusivamente da atitude do outro ou é um sentimento presente em nosso interior que desperta esta sensação de inferioridade?
É muito perigoso quando as pessoas começam a acreditar que são merecedoras de serem humilhadas ou quando, como uma forma de defesa, começam a humilhar os outros.

2 comentários :

  1. Creio que a humilhação é um somatório das duas coisas: A atitude do outro, que nos derruba, e um sentimento em nosso interior, ou seja, quando somos humilhados, também nos deixamos humilhar, seja por termos essa sensação de inferioridade, seja por sermos pegos tão de surpresa que ficamos sem reação.

    Muito bom seu texto, você escreve bem!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Mari, na verdade a sensação de sermos humilhados é a mesma, o que muda mesmo são as nossas ações perante à estas situações não é?
    Depende muito, acredito, do preparo emocional de cada pessoa também.

    Obrigada Mari, pelo elogio e por ser tão presente no meu blog. É muito importante para mim as suas opiniões!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos