O Beijo das Sombras - Richelle Mead

Título: O Beijo das Sombras
Subtítulo: Academia de Vampiros - livro 1
Autora: Richelle Mead
Edição: 2
ISBN: 9788520922552
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2010
Páginas: 320

O Beijo das Sombras é o primeiro volume dos cinco livros da série bestseller Vampire Academy escrita pela fantástica escritora americana Richelle Mead.

O livro conta a vida conturbada de duas adolescentes. Rose Hathaway é uma Dampira, ou seja, meio humana e meio vampira e Vasilisa Dragomir, que faz parte de uma das famílias reais mais importantes da sociedade de vampiros conhecidos como Moroi.

Talvez seja interessante, antes de tudo, esclarecer alguns dos termos muito usados no livro, como:

-
Dampiros: Meio humanos e meio vampiros os Dampiros contem uma força sobre-humana e reflexos aguçados assim como os vampiros. Porém podem obter contato com o Sol sem serem prejudicados e não dependem de sangue para sobreviverem, pois se alimentam apenas de comida assim como os humanos. Nascem de relações entre Dampiros e Moroi, e durante sua infância e adolescência são treinados para protegerem outros Moroi.

-
Moroi: São vampiros que apesar de beberem sangue só o fazem, pois é necessário para o seu fortalecimento. Alimentam-se apenas através de fornecedores – humanos que se oferecem – e nunca matam as suas vítimas. Ao contrario dos Strigoi os Moroi são mortais e são usuários de magia. A partir de seus 18 anos os Moroi são protegidos a todo tempo por seus guardiões Dampiros.

-
Strigoi: Vampiros maus e imortais que ao serem Moroi mataram ao se alimentar. Existem apenas três formas de matar um Strigoi. Enfiando uma estaca de prata em seu coração, decapitando-o ou ateando fogo nele. Moroi, Dampiros e humanos podem ser transformados em Strigoi por vontade própria ou à força. Ao se transformarem em Strigoi, os Moroi perdem o poder de usar magia. Perseguem os Moroi, pois, o sangue destes os fortalece.

Lissa e Rose são amigas desde a infância e cresceram como irmãs. Esta amizade se fortalece ainda mais quando toda a família de Lisa – pai, mãe e irmão – morrem em um grave acidente de carro onde apenas Lisa e Rose sobrevivem.

Após o acidente Lisa e Rose criam um laço forte entre as duas apesar de não saberem ao certo de onde ele vem. A partir de então, Rose pode sentir todos os sentimentos de Lisa, e quando estes sentimentos são muito fortes Rose é sugada para dentro do corpo de Lisa e acaba vivenciando tudo como se ela mesma estivesse passando por isso, mesmo não se esforçando para isso. É claro que esse laço pode ser muito útil para uma guardiã, porém é extremamente desconfortável para qualquer uma das adolescentes, principalmente por não terem controle sobre ele.

Quando Lisa começa a ter sensações esquisitas como se alguém á estivesse seguindo Rose se vê obrigada a fugir com sua amiga da escola São Vladimir. Depois de passarem dois anos no mundo dos humanos Rose e Lisa são levadas de volta a escola e são forçadas a se readaptar na rotina escolar, onde Rose é treinada diariamente para exercer a sua função de guardiã, ou seja, proteger os Moroi e Lisa é treinada para ser parte da grande realeza Moroi como única representante de sua família. O Dragomir.

Os Moroi praticam magia e quando chegam a uma certa idade se especializam em um dos quatro elementos – terra, água, ar ou fogo – para que aprendam como controlar melhor o seu elemento. Porém a situação de Lisa fica preocupante quando esta não se especializa em nenhum dos elementos.

Apesar disso, Lisa desenvolve um grande poder de cura e uma grande habilidade em compulsão – poder de convencer outras pessoas a fazerem que queira através do contato visual – não conhecido ainda pelo mundo Moroi. Porém ambos os poderes enfraquecem a sua mente e são proibidos fazendo com que Lisa evite usá-los.
 

Após a volta para o colégio Rose é castigada por ter fugido com sessões extras de treinamento com o futuro guardião de Lisa, Dimitri Belikov. Logo Rose percebe o quanto Dimitri é forte e bonito, apesar de ser alguns anos mais velho e ainda por cima ser seu instrutor e futuro guardião de Lisa o que torna impossível qualquer tipo de relação que não seja estritamente profissional entre os dois. Enquanto isso, Lisa começa a se envolver com o misterioso Christian Ozera – membro da realeza Moroi cujos pais viraram voluntariamente Strigoi.

Estranhos acontecimentos colocarão Lisa em constante perigo tanto física quanto psicologicamente e é dever de Rose protegê-la. Afinal “eles vêm primeiro”.

Apesar de o primeiro livro ser bastante introdutório e ser bastante focado em explicar como é a sociedade Moroi e como são os Dampiros e os Strigoi, tudo isso vem durante a trama através das palavras de Rose – personagem que narra o livro - deixando tudo muito dinâmico e simples. No início tudo é um pouco confuso, tanto a constante rebeldia de Rose quanto a excessiva fragilidade de Lisa, porém conforme viramos as páginas e conhecemos os personagens e suas histórias, tudo parece se encaixar.

O livro te prende do começo ao fim e não te deixa adivinhar nenhum dos mistérios lançados, portanto se já tem uma teoria sobre tudo, esqueça! Kkk’

Misterioso, divertido, eletrizante e cativante “O Beijo das Sombras” é um dos melhores livros sobre vampiros lançados nos últimos tempos em minha opinião.

Portanto o que está esperando? Entre no incrível mundo dos Moroi que eu garanto não querer sair.

Quote


"- Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. impeça-a Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!"

16 comentários :

  1. Nunca me interessei pelo livro por achar que era só mais um livro de vampiros clichês, mas depois que li sua resenha e vi que as "espécies", se assim podemos chamá-las, são totalmente diferentes daquelas criadas por Meyer, darei uma oportunidade à ele, com certeza!
    Adorei seu blog, muito fofo! Já estou seguindo e virei aqui sempre que possível, combinado?


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu comprei 4 dessa série e nã li nenhum ainda enem mesmo procuri ver opiniões, compre as cegas, e vendo sua resenha acho que vou me sentir feliz em ter adquirido.
    Eu adoro livro sobre vampiros, literatura fantástica.
    E seu blog fofo como a amanda acima disse. parabéns, jé estou te seguindo e vou sempre voltar aqui e espiar sua resenhas.
    E não deixe de espiar o meu.

    http://livrosegostosuras.blogspot.com/

    bjinho.

    ResponderExcluir
  3. Comprei os livros na promoção do submarino!
    Estou ansiosa pra ler
    parecem ser ótimos
    gostei muito da resenha!
    beijos, Lara

    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/
    (da uma passadinha la no blog ;D)

    ResponderExcluir
  4. Oi chará, adorei a resenha já tinha ouvido falar muito nesse livro, mas nunca tive curiosidade para saber que tipo de história de vampiro era, até que me bateu uma curiosidade um dia desses e eu fui saber mais sobre o livro, me encantei, li muitas críticas positivas sobre a história, eu comprei os três primeiros livros hoje, numa super promoção no submarino cada um por 9,90. Não resisti. Adorei sua resenha, muito boa, não vejo a hora dos livros chegarem. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro por causa de uma outra resenha que li, mas ainda não li. Muitos na fila. ^^

    ResponderExcluir
  6. E' minha primeira vez aqui no seu blog. Adorei!
    Sua resenha esta otima. Tenho muita vontade de ler todos os livros da serie mas ainda nao consegui. So comprei o primeiro e ganhei o quarto. rs.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Juliana! Muito em breve pretendo ler Academia de Vampiros. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ!

    Obrigada pelo convite de vir aqui ver esta resenha, está muito boa.


    Sthéfanie Paula Cachoeira Rezena – modaeeu.blogspot.com
    Autora e Coordenadora de Divulgação
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES


    Beijinhos, Blanc.

    ResponderExcluir
  9. Oi, amei sua resenha ela deixa com muita vontade de ler mesmo. Comprei os 4 livros tem uns 02 meses mas não li ainda, depois de ler sua resenha vou começar e ver que mundo é esse,,, rs

    Bjos e muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Muuito legal a resenha!
    Parabéns pela resenha!
    E boa sorte com o blog!
    Seguindo...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha Ju, ficou bem interessante e me instigou mais aqui. Confesso estar ansiosa pra ler Academia de Vampiros, parece ser bem diferente dos que já li. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, esporo logo tbem está lendo e postando minha opinião. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá. *-*
    Ótima resenha. Você está de parabéns. (:
    Seguindo o blog.

    Heloisa Lopes
    http://coffee-break-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Bom, primeiro eu preciso agradecer à todos vocês por virem aqui no meu blog, é muito importante a presença de todos pra mim. *-*
    Fico muito feliz que vocês tenham gostado da minha resenha, principalmente porque quer dizer que vocês se interessaram pelo livro, e isso pra mim é muito bom. Eu amo esse livro! kkk'
    Realmente as "espécies" fazem toda a diferença acredito que por ser diferente do que estamos acostumados a ler.
    Pode deixar que passarei sempre que puder nos blogs de vocês e comentarei sempre que possível também! *-*
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Me deixou com uma vontade imensa de reler essa série *-*
    Parabéns pelo blog, aqui parece ter ótimas dicas de livros!
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?!
    Adorei o seu blog e, assim que puder, dá uma passadinha lá no meu? E se você gostar pode deixar comentários e me add também!!!abraços A.I.L

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos