Família


Deve ser muito triste não se sentir parte de sua própria família. É extremamente frustrante quando as pessoas que deveriam te fazer sentir segura te empurram pro mundo, te excluem de uma vida que era pra ser sua.

Todos precisamos ser parte de um grupo e ter algum lugar em que nada pode nos alcançar; este grupo natural é a nossa família e esse lugar é a nossa casa. Mas o que fazer quando não nos encaixamos nem sequer neste grupo? O que fazer quando essa casa se torna tão sufocante, tão desprovida de carinho e atenção que se torna quase necessário ir embora?

Aceitação. É isso o que procuramos toda a nossa vida. Ter o direito de sermos naturais, sem fingimentos, sem camuflagem. Sem medo de preconceitos e exclusão. Não é fácil. E quando estamos cansados, exaustos de procurar, vamos para casa em busca do apoio daqueles que nos amam incondicionalmente. Família! O ponto de segurança de qualquer um, não importa a nossa idade, sexo, cor ou religião. Quando as coisas não saem como desejado, é pra ela que todos nós corremos. Mas eu me pergunto, e aqueles que não encontram apoio nem mesmo em sua família? Como sobrevivem?

Depois de ver uma mãe chorar por não ser compreendida por seus próprios filhos e marido, após ouvir suas palavras tristes e cheias de frustração por não conseguir sequer conversar sobre coisas banais sem que seja interrompida, apenas por falar, após reconhecer nesta mãe todo o esforço que faz pra se manter de pé e todos os sacrifícios que passa pra manter estes mesmos filhos e este mesmo marido felizes apesar destes em minha opinião não merecerem sequer o mínimo de atenção que ela merece, me dei conta de que deveria parar um pouco de questionar sobre o valor que as outras pessoas me dão e pensar se eu dou o devido valor aqueles que me amam.

Será que sou capaz de reconhecer os pequenos gestos daqueles que me amam e que fariam tudo por mim? Será que sou capaz de enxergar que aqueles que me amam, que me amam de verdade nem sempre me darão aquilo que quero, mas, certamente me darão o que eu preciso? Será que sou capaz de agradecer aqueles que estiveram comigo em momentos tão difíceis que busco esquecer? Será que sou capaz de dizer “Eu te amo” a todos aqueles que me presentearam com suas palavras, com seus abraços, com seus sorrisos ou apenas a sua presença?

Mesmo se não conseguir, tentarei, pois, ver uma mãe chorar, mesmo que não seja a sua, dói o suficiente para mostrar pra qualquer um que tudo o que somos, tudo o que conseguimos não conseguimos sozinhos. Busque na sua memória qualquer vitória conquistada e lembre-se das pessoas que estavam ao seu lado. Agora busque suas derrotas e lembrem-se quais eram as pessoas que estavam contigo.

Estas são as que precisam ouvir de ti, pelo menos uma vez, a importância que elas têm para você. Não porque elas esperam, mas porque elas merecem. E você também! Acredite, não há nada como dizer “Eu amo você”.

6 comentários :

  1. Parabéns pelo post, muitas pessoas deveriam parar para ler e refletir sobre como estão tratando as pessoas mais importantes para suas vidas.
    Família, base de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Ju, ao longo da vida, já me fiz todas essas perguntas.

    Muitas, se não praticamente todas, ficaram sem respostas, mas acabei encontrando algo dentro de mim pelo qual lutar: ser diferente. Se a nossa família, tal qual as pessoas normais desse mundo confuso que andam soltas por aí não consegue nos mostrar os laços que vemos iluminando os filmes que existem por aí, não quer dizer que sejam pessoas que não mereçam o perdão.

    Sei que às vezes é terrível e o perdão tem que ser constante, centenas de vezes, talvez milhares. Mas isso só nos torna mais capazes das boas grandezas, é o nosso coração quem ganha, mesmo com o sentimento de perda. É através dessa falta que nós vamos ser diferentes, sermos melhores pais e melhores amigos.

    Seremos melhores tios, melhores primos, nossos filhos, sobrinhos e amigos, todos eles, terão em nós o que nós não tivemos. É uma dádiva. Nosso futuro será o esplendor de amor que temos dentro de nós.

    Somos capazes de ver uma mãe sendo rejeitada e pensar que isso é um absurdo. Somos capazes de ver um filho sendo mal amado e pensar o mesmo. Nenhum filho ou mãe, pai ou irmão deveria ser rejeitado ou incompreendido, mas infelizmente isso acontece, e querendo ou não, faz parte do nosso aprendizado em dar e nem sempre receber. Nos faz crescer.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, Ju.
    A família é realmente muito importante. Sou muito feliz por tê-la em minha vida. Você é muito importante para mim. Obrigado por tudo. Te amo! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo! *-*
    Eu valorizo muito a minha família e tenho certeza que minha vida não seria a mesma sem a presença deles.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lindo o texto amr
    e quero que saiba bem e repetidas vezes, EU AMO VOCÊ ♥

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por este post.
    Se as pessoas tivem essa consciência, as coisas seriam melhores!

    Beijo;*

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos