Um amor para recordar - Nicholas Sparks

Título: Um amor para recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219268
Páginas: 184
Ano: 2011

Apesar de ter lido apenas dois livros deste incrível autor “romântico” Nicholas Sparks eu adoro o seu estilo e o seu poder de envolver todos os seus leitores como se estes fizessem realmente parte do livro, como se fizessem parte da história narrada. 

Landon Carter, um bad boy de 17 anos filho de um político autoritário e parte de uma família rica e conhecida por todos os moradores de Beaufort (Carolina do Norte). Era popular na escola e tinha o estranho hábito de ir ao cemitério a noite conversar e passar o tempo com o seu melhor amigo Eric.

 Jamie Sullivan era uma adolescente diferente das demais. Era filha do pastor da cidade, o pastor Hegbert. Por estar sempre com roupas discretas, cabelo preso e bíblia na mão, Jamie era vista por Landon e seus amigos como uma garota “estranha”. Ela conseguia deixar todos com peso na consciência apenas porque fazia tudo o que um ser humano devia fazer. Jamie era amável, bondosa, mantinha uma fé inabalável e era caridosa. Além de adorar contar histórias para as crianças do orfanato local. 
 Apesar de não se relacionar tanto com os jovens de sua idade, Jamie era muito respeitada pelos adultos da cidade. Não só por ser filha do pastor, mas, por ser uma pessoa de grande simpatia, postura e gentileza.

Após alguns acontecimentos Landon e Jamie são unidos ao trabalharem juntos numa peça de teatro montada e elaborada pelo reverendo Hegber. Através do convívio começam a se conhecer melhor e é a partir deste momento que os dois, aos poucos, começam a criar este grande laço de carinho, aprendizado, companheirismo e amor.

O livro é lindo. Apesar de ser um livro triste a história é cheia de doçura, carinho, fé, cumplicidade e amor. Um amor de verdade! Forte, mas delicado, real, mas não fácil.

Apesar de já ter assistido o filme e já ter me encantado com os personagens, a sensação de ter o livro em minhas mãos e de saber que aquelas palavras criaram essa história tão maravilhosa e que marcou a minha vida de uma forma tão intensa, foi especial.

Confesso que antes de ler o livro fiquei com um pouco de receio de me decepcionar, porque eu realmente sou uma grande fã do filme e tenho comigo cada palavra dita, cada música tocada e cada verso lido. Muito pelo contrário. Encantei-me com o livro quase que do mesmo modo que no filme. Não que eles sejam idênticos. Não são. Mas não foi possível, pelo menos para mim, identificar características que tornasse um melhor que o outro.

O livro é cheio de diálogos, muitos deles marcantes, que deixam a leitura mais fluente e leve. Além do fato de toda a história ser narrada pelo próprio Landon o que deixa o livro com o aspecto mais real, em minha opinião.

É incrível perceber o quanto podemos mudar através do contato humano e do quanto podemos evoluir e amadurecer com as situações impostas pela vida. Pois a momentos em que não podemos fugir, não podemos fingir que nada esta acontecendo. Temos que aprender a lidar com as situações difíceis da melhor forma que pudermos, e isto, nós aprendemos através do amadurecimento. Amadurecimento este que independe da idade.

Acredito que esta seja a lição mais marcante que Landon me deixou. O personagem cresce durante o livro, e não de uma forma rápida. Ele de desenvolve ao longo da trama aos poucos, e é assim que somos.

Este livro é capaz de mexer mais do que apenas com os sentimentos das pessoas, ele é capaz de mudar convicções e aplicar grandes lições no comportamento de cada um de nós.

É um livro que recomendo a qualquer pessoa, pois, as palavras que ele contém e as reações que ele provoca são extremamente naturais, sutis e verdadeiras e penso que estas são reações que devem ser sentidas por cada um de nós.

Inesquecível!


Quotes


"Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos.
Esta é minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei."
"O amor é paciente e benigno, não arde em ciúmes; o amor não se ufana, não se ensoberbece; O amor não é rude nem egoísta, não se exaspera e não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Está sempre pronto para perdoar, crer, esperar e suportar o que vier."
"- Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim."



15 comentários :

  1. Aiiii...sempre tive muito medo de ler este livro...Eu gosto do filme mas eu fico deprimida...De uns tempos pra cá eu comecei a me animar mais com o Sparks, mas por enquanto só li Diário de uma Paixão, a Última Música eu comprei e tá na fila pra ser lido...Sua resenha me animou bastante, acho que vou dar ma chance para ele... =)

    Gostei do seu blog, estou seguindo.
    Tbm tenho um sobre livro, passa lá
    http://my-literarylife.blogspot.com/

    Bjss!!!
    G

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana, tudo bem?

    Eu adorei o livro, mas confesso pra você que gostei mais ainda do filme. E isso é raro. Geralmente as adaptações fazem distorções que do meu ponto de vista são negativas. Mas no caso desse livro se encaixou bem nos anos atuais. Adoro o Nicholas, já li três livros dele e tenho mais três na fila, aqui em casa. Só tenho um porém: acho que os personagens, principalmente, tem muitos pontos em comum. Então se você já leu mais de um livro, consegue perceber algumas semelhanças! De qualquer forma, continuo adorando!

    Beijo!
    (:
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Juliana,tudo bem? Espero que sim *.*

    Não li esse livro ainda,na verdade a pouco tempo que conheço Nicholas Sparks, tenho somente "Meu querido John", que amei ler, esse escritor sabe colocar em suas páginas todo sentimento que nós podemos sentir, de uma maneira tão delicada, e verdadeira.Ele não tem necessidade de terminar seus livros com finais felizes, que muitas vzs chega a ser piegas, e isso chama minha atenção, me faz me interessar pelos livros dele.Sua resenha está muito boa, e logo que eu puder vou comprar esse livro.

    Beijinho

    Vivi

    Razão e Resenhas
    http://vivianeblood.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma história linda... Quero muito ler o livro... Bjs =***

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida pra ler esse livro,cheguei a ver o filme mais sei que nunca é a mesma coisa por mais que não mudem a historia...
    Valeu a resenha muito bem feita...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliana, boa noite.

    Gostei de sua resenha e sim, o livro é fantástico. Ainda não tive tempo de lê-lo, mas sei que não me decepcionarei. Pelo modo como descreveu este título de Nicholas, sei que irá gostar também de Querido John - O que você faria com uma carta que mudasse tudo?. Não apenas deste, como os outros títulos do autor que são ótimos também. Já li os outros como viu no meu perfil e se quiser uma indicação do próximo a ler, pode contar comigo.

    Um grande abraço!
    Ian Calmon
    www.meninniinho.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Adorei o seu blog Juh :)
    Beijos e tudo de bom
    Cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Tanto o livro quanto o filme são muito famosos
    E tenho vontade de ler este livro
    E sempre contam que ele é diferente do filme, mas sempre tem diferença

    Beijos e bom final de semana
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Os livros do Nicholas Sparks são sempre sensacionais, mas tenho muito receio de lê-los, principalmente depois de Querido John. Eu choro do início ao fim! haahah

    Gostei da resenha!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana, tudo bem?
    Eu li a sua resenha e adorei... Quem já estava com vontade de ler (como eu) agora ficou com mais ânsia.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito lindo *o*
    Minha mãe me deu de presente..amei,eu já gosto dos livros de Nicholas Sparks ..ele realmente sabe envolver o leitor nos seus livros.
    Valeu por avisar no skoob viu? :D

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana!
    Eu amo o Nicholas, estou até lendo Diário de uma Paixão. Já vi o filme Um Amor pra Recordar, e espero ler o livro em breve.
    Muito boa a resenha, aproveita e passa lá no meu blog também!
    @laisviter
    http://potevazio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a resenha, adoreiii!!!
    Eu vi o filme, e quero ler o livro, e fiquei mais empolgada pra ler agora!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Já vi o filme e sinceramente chorei muuuuito (mesmo já sabendo o final). Quando soube que tinha o livro fiquei muito curiosa para ler (ainda mais tendo partes diferentes do filme). Sua resenha me conquistou mais ainda para ler o livro. Amei! *.*

    ResponderExcluir
  15. Oiii...
    Pela sua resenha me deu mais vontade de ler o livro.AMO demais Nicholas Sparks.Parabéns pela resenha!!
    Beijos*-*

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos