Corações em fase terminal - Fabiane Ribeiro

Título: Corações em fase Terminal
Autor: Fabiane Ribeiro
Editora: Independente
Páginas: 117

Sinopse: Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.

Primeiramente, gostaria de agradecer a Fabiane pela oportunidade de conhecer esta história. O livro é lindo! É misterioso, tocante e encantador. Além de ser cheio de ricos detalhes. Desde a primeira vez em que li a sinopse eu me encantei, depois de ler o livro então, me apaixonei de vez!


Com apenas 117 páginas o livro é dividido em 20 capítulos, cada um com um nome relacionado com o que vem a seguir o que sempre me agradou muito. Quando os capítulos não têm nome parece que realmente falta alguma coisa. Determinadas partes do livro são acompanhadas de lindas imagens que só engrandecem a beleza da obra. E apesar de estar em E-book, a leitura não foi nenhum pouco cansativa, pelo contrário. Foi extremamente prazerosa.

Cátia é uma garota nascida numa família presente e carinhosa e que durante toda a sua infância e adolescência foi criada com toda a atenção e todo o mimo que uma criança merece. Dona Andréia, sua mãe, somente após de muitas tentativas conseguira engravidar e ela e seu marido, doutor Arnaldo (um dos melhores advogados do Rio de Janeiro), enxergavam o nascimento de Catia como um verdadeiro milagre, um presente de Deus.

Apesar de ter uma vida segura e confortável, freqüentado as melhores escolas e ser dona de um futuro promissor, após entrar com 18 anos na faculdade de Direito, Cátia se envolve com drogas e álcool. A partir deste momento, Cátia larga a faculdade se distancia de sua família e toma decisões erradas uma depois da outra. Decisões prejudiciais a ela e a família é claro. Aos poucos foi se tornando agressiva e a discutir seriamente com os pais. E foi durante uma destas discussões, que Cátia disse aos pais que os odiava e que gostaria que estes morressem, para que enfim a deixassem "em paz".

Depois da discussão Cátia vai até seu quarto e após mais um de seus acessos de fúria caiu em sono profundo.

Quando finalmente Cátia acordou...

Corações em fase terminal é um livro incomum, pois apesar de ter sim uma personagem principal, conta a história de muitos outros personagens e faz com que estes sejam tão importantes quanto a própria principal. Isso de cara já me agradou no livro, porque fala de pessoas, fala da vida. E apesar de usar elementos fictícios, fala da realidade. Os personagens têm grandes defeitos e extremas qualidades como qualquer pessoa comum.

A minha relação com o livro foi tão agradável e surpreendente que decidi não falar muito sobre a história em si, afinal o melhor do livro, assim como na vida,não é saber e sim descobrir. Descobrir de seu próprio modo a sua própria maneira.

Um dos pontos positivos do livro, no meu modo de ver é que a Cátia consegue sair do rótulo de mocinhas frágeis, inseguras e vítimas de determinada situação sem deixar de se encaixar neste grupo. Porque apesar se ser frágil ela e forte, apesar de não saber de tudo, é confiante e sabe que para que as coisas dêem certo precisa apenas ter fé e se empenhar ao máximo. E sabe que tudo aquilo que hoje a faz sofrer é fruto daquilo que plantou no passado. É uma mulher, uma mulher cheia de dúvidas, com momentos de força e fraqueza de medo e de certeza.

O livro é completamente envolvente, talvez por ser realmente real, mesmo que de forma fictícia. Quando lemos, é como se estivéssemos vendo de fato os seus personagens, seus cenários e seus corações. Como se estivéssemos ouvindo a bela música de um ritual e enxergando a sua luz. O livro desperta em cada um, sentimentos diferentes e em momentos diferentes. E durante a leitura vamos nos identificando com cada personagem e nos tornando um pouquinho cada um deles. Como se todos eles formassem uma mesma pessoa.

As histórias contadas, os personagens e os cenários apresentados são emocionantes, provocam leves sorrisos, grandes alegrias. Pequenas lágrimas e grandes angústias. E isso faz com que o livro esteja vivo.

É um livro que fala de amor sim, mas não apenas do amor romântico. Corações em Fase Terminal fala de todas as formas de amor, fala do sentimento em si, puro, sem mais explicações. E apesar de ter romance, o que marca mais é o amor pela vida. E sentimos que em determinado momento a história de Catia se transforma na nossa história.

Eu me emocionei demais em diversos momentos, porque sei que aquele coração é meu também, sei que os corações das pessoas que amo e que me amam me pertencem, e é também minha obrigação fazer com que estejam bem. É lendo livros deste tipo que percebemos o quanto somos responsáveis pelas nossas escolhas e o quanto cada uma delas interfere na vida de outras pessoas.

Se pudesse presentearia todas as pessoas que amo com este livro para que pudessem cuidar de seus corações assim como eu começarei a cuidar do meu.

Recomendo a todas as pessoas. Não importando sexo, idade, religião ou gosto literário. Recomendo a todos aqueles que querem se emocionar, se apaixonar, aprender e se divertir.

Juliana . Oliveira

Quotes
“Eu não estarei completamente feliz, se aqueles que amo não estiverem também.”

"— Você, como muitos, fez escolhas erradas, Cátia. Você me perguntou quem é... E eu digo-lhe, agora que viu as lembranças: você é o resultado de suas ações do passado."

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos