Você decide! A culpa é das estrelas - John Green


    
    Hey people!
    Sim! Eu li, "A culpa é das estrelas"! Vocês escolheram e eu li. Bora conferir o que eu achei?


A Culpa é das EstrelasTítulo: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572261
Ano: 2012
Páginas: 283

  O livro é voltado para o público jovem adulto e conta a história de Hazel Grace, uma jovem de 16 anos que, aos 13, vítima de câncer de pulmão, foi diagnosticada como paciente terminal, mas que, devido a um "milagre" da medicina, teve seus tumores minimizados. Apesar disso, o câncer não foi completamente eliminado o que faz com que ela precise estar sempre acompanhada de um tanque de oxigênio.

“Passei a maior parte da minha vida tentando não chorar na frente das pessoas que me amavam. Você trinca os dentes. Você olha para cima. Você diz a si mesmo que se eles o virem chorando, aquilo vai magoá-los e você não vai ser nada mais que uma tristeza na vida deles.”
    Mesmo estando "acostumada" com o câncer e já ter determinado sua própria rotina, a garota passa por momentos difíceis, nos quais não consegue ver a razão ou o propósito da sua vida. E é nesses momentos que enxergamos a real importância da família.  Os pais de Hazel, ambos atenciosos e carinhosos, apoiam a filha incondicionalmente e investem em todas as formas que encontram para tornarem a vida da filha mais feliz. É com esse propósito, que Hazel e incentivada mandada pela mãe, ao Grupo de Apoio a Crianças com Câncer.
“Só tem uma coisa pior nesse mundo que bater as botas aos dezesseis anos por causa de um câncer: ter um filho que bate as botas por causa de um câncer.”
    Em uma das reuniões deste grupo, Hazel conhece Augustus Waters, um garoto de dezessete anos com um sorriso ligeiramente torto, que instantaneamente desperta seu interesse. Ele está em remissão de osteossarcoma, (um tumor maligno dos ossos que se propaga rapidamente para os pulmões e, com menos frequência, para outros órgãos) há mais de um ano e não tem medo nenhum de correr atrás daquilo o que precisa para ser feliz.
"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas. Espero que a Hazel aceite as dela.”
    Quando eu ganhei o livro, no final de agosto, todo mundo imediatamente enlouqueceu pra que eu pegasse o livro logo. O problema é que, eu não confio muito em livros que todo mundo gosta. Eu não costumo gostar de livros que todo mundo gosta. Mas nesse caso, fui obrigada a seguir a multidão que grita: - John Green! John Green! John Green!  kkkkk'
    A culpa é das estrelas é um livro maravilhoso! John Green, de fato, sabe muito bem o que faz. A história é bem elaborada, os personagens são perfeitamente construídos, os cenários são impecavelmente descritos e a leitura flui extremamente bem.
    A Hazel e o Gus são personagens fantásticos! De personagens fortes e diferentes, mas ambos muito cativantes. Eu não costumo gostar dos personagens principais, mas com o Green isso é completamente impossível! Eu me senti completamente envolvida do começo ao fim do livro. Tanto que fui acabar de lê-lo às sete horas da manhã!
“É por isso que eu gosto de você. Você tem ideia de como é raro encontrar uma gata que use essa versão adjetivada do substantivo pedófilo? Você está tão ocupada sendo você mesma que não faz ideia de quão absolutamente sem igual você é.”
    O livro é lindo! Tudo nele me agradou. A forma dinâmica com que foi escrito, os personagens extremamente carismáticos, a forma com que o câncer foi abordado e o jeito com que os personagens lidam com ele.
"Alguns infinitos são maiores que outros… Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.”
    O meu personagem favorito é o lindo Issac. Melhor amigo do Augustus e membro do grupo de apoio. Ele é engraçado, gentil, simpático, enfim, um amor!
    É importante dizer, que o livro é repleto de metáforas e frases de efeito, portanto se não gosta deles, talvez não curta tanto a leitura como eu curti.
    Toda leitura passa uma mensagem ao seu leitor, por mais sutil que ela seja. E cada leitor enxerga essa mensagem baseando-se em suas experiências. Para muitas pessoas, A culpa é das estrelas foi apenas um livro pra entretenimento, pra mim foi mais que isso.
    Não somos nada sozinhos, e sozinhos não conseguimos nada também. Por vezes temos que buscar forças naqueles que amamos e que nos amam de volta. E isso é mais do que natural, é necessário, pois é com o apoio e com o carinho destas pessoas que podemos passar por situações difíceis e de provação.
“Parecia que tinha sido, tipo, há uma eternidade, como se tivéssemos vivido uma breve, mas infinita, eternidade.”
    Essa foi uma história que vou levar pra vida inteira! Leiam gente, vocês não têm nada a perder, só a ganhar! E obrigada a vocês que me incentivaram a ler essa coisa mais que maravilhosa! kkkk
    E amanhã, não deixem de conferir o resultado do segundo "Você decide!"

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos