Os 13 porquês - Jay Asher

Os 13 porquêsTítulo: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Edição: 1
Editora: Ática
ISBN: 9788508126651
Ano: 2009
Páginas: 256
Tradutor: José Augusto Lemos
Hannah Baker é uma adolescente que comete suicídio através de overdose de remédios, mas antes de morrer, envia 7 fitas cassetes para 13 pessoas que de alguma forma participaram e contribuíram para sua decisão.

“Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa. Tudo é... afetado.”

O livro é narrado por Clay Jensen, um garoto que teve Hannah como primeiro amor e agora tenta entender o que fez de errado e como as suas ações influenciaram Hannah a tomar está radical decisão.
Apesar de ser narrado por Clay, a presença de Hannah é muito forte por conta das fitas. E nós vamos conhecendo-a  melhor.

É muito importante deixar claro, que a Hannah não é um personagem simples. Ela não vai te explicar os próprios motivos e você vai entender rapidamente. Ela é um ser humano e carrega toda a complexidade da espécie.

“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.”
O livro fala sobre sentimentos, mais até do que fatos, portanto é necessário que sejam excluídos os nossos preconceitos antes de tentarmos entender o raciocínio da protagonista. 


No começo, podemos achar que os motivos de Hannah são um tanto quanto superficiais, o que acredito ter sido exatamente a intenção do autor, já que nos mostra exatamente a ideia do livro, transmitir o modo e as consequências que as nossas ações  por menores que sejam, podem causar grande impacto e reações sérias sobre as outras pessoas.

"Mas você foi a pessoa que tirou tudo isso de mim. Bom... nem tudo. — A voz dela treme — Mas tirou o que havia sobrado."
Não foi um livro fácil, pelo menos não pra mim, por conta da Hannah estar ainda tão presente, mesmo estando morta. A todo o momento eu pensava que as coisas poderiam ter sido diferentes, como se fosse possível salvá-la ainda. Não vou saber explicar, foi uma sensação estranha.
Mas ainda assim, eu recomendo muito essa leitura, é importante que a gente perceba que, apesar de sermos um só, todas as nossas atitudes causam consequências. Não só em nós como em outras pessoas.

"Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem... Mais uma vez."
Neste livro aprendemos a nos preocupar mais com aqueles que estão ao nosso redor e enxergamos a importância de observar e interpretar os pequenos sinais que as pessoas nos dão, afinal, um gesto vale mesmo mais que 1000 palavras.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos