Água para elefantes - Sara Gruen

Água para ElefantesTítulo: Água para elefantes
Autora: Sara Gruen
Edição: 1
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296158
Ano: 2011
Páginas: 272
Tradutor: Anna Olga de Barros Barreto

"Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora."
E ai galera? 

Saudades de vocês!

Hoje a resenha é de um livro que eu li esperando muuuito e que infelizmente não me encantou tanto assim. O livro de hoje é, Água para Elefantes da autora Sara Gruen.

Deixe-me explicar ok (falei chick né? Kkk)? Não me matem antes de ler o resto.

Aaaaaaaaaantes, vamos falar sobre o tema central da história, que é... Circo!

O livro conta a história de Jacob um senhor de 90 ou 93 anos de idade (não, ele não tem certeza de quantos anos ele tem) que vive em uma casa de repouso e ao descobrir em breve visitará um circo, começa a dividir conosco sua experiência de vida. Ainda bem jovem, ele perde os pais num acidente de carro e por conta disso, não consegue prestar os exames finais para a faculdade de veterinária. Extremamente abalado com a perda e sem saber como proceder, Jacob foge de sua antiga vida, e acaba topando com o circo, que naquela época, viajava pelas cidades de trem. Sem ter muita escolha, Jacob entra no circo como trabalhador e depois é aceito como veterinário.

Ao assumir a responsabilidade de cuidar dos diversos animais, Jacob acaba se envolvendo com eles e essa é a parte mais bonita do livro. Essa relação entre homem e animal, no meu modo de ver, foi muito mais marcante do que a relação entre homem e mulher presente no livro. Além do contato dele com os animais, a relação de amizade que Jacob constrói com Walter, um anão, é super especial. E, além disso, como quase todo romance, há um romance que era pra ser lindo, mas que não, não rolou, não pra mim.

Eu não estou dizendo que o livro é ruim, não mesmo, mas o problema é que eu não consegui me envolver na história, não consegui sentir os personagens. E não adianta, esses dois quesitos pra mim são essenciais. Se eu não conseguir entender e enxergar a história como real através das sensações, das minhas emoções, a leitura não funciona.

O final é maravilhoso! Sensacional, mas só o final mesmo. Eu, particularmente, não consegui gostar dos personagens. Os únicos que eu gostei foram o Walter e o Jacob, quer dizer, o Jacob idoso, não o jovem.

Eu sei de muita gente que adora esse livro, e que muitas dessas pessoas se sentirão ofendidas com essa resenha, mas é necessário deixar claro que a leitura é pessoal, e que o mesmo livro pode funcionar muito bem pra algumas pessoas enquanto não funcionam para outras.

Eu não vi o filme, portanto não tenho como fazer comparações sobre a adaptação, ainda assim deixarei o trailler pra que vocês morram de vontade de ver.



Sim, eu amo Robert Pattinson! Confessei! kkkk' *-*

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos