A Escolha - Nicholas Sparks

A EscolhaTítulo: A Escolha
Autor: Nicholas Sparks
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219299
Ano: 2012
Páginas: 303

Não é segredo pra ninguém o quanto eu costumo gostar as obras do Nicholas não é? Todas as resenhas já postadas aqui no blog de seus livros são positivas, mas, como tudo nessa vida, nada dura para sempre. :(

A Escolha foi um livro que eu criei certa expectativa por ser do Sparks e acabei me decepcionando um pouco. Não que eu tenha odiado, eu só não gostei muito. Sabe aquele livro que se você não tivesse lido não faria diferença alguma? Esse é o caso.

Tuuuuudo bem, desabafo feito, vamos à resenha!

Travis é um veterinário de 32 anos que tem tudo o que quer da vida, a profissão que escolheu, amigos verdadeiros, lindas namoradas e uma casa bonita na, mais bonita ainda, cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Aventureiro e amante de esportes radicais, já viajou por vários lugares do mundo e ainda assim, nunca encontrou a mulher de sua vida. Mesmo tendo os amigos que todo mundo sonha em ter, todos já casados e com filhos, Travis vive apenas com Moby, seu boxer divertido e inquieto.

Gabby é assistente médica e tem apenas 26 anos. Para ficar mais perto de seu namorado, como quem está há 4 anos, mudou-se para Beaufort. Ao contrário de Travis, Gabby não tem o emprego sonhado, perdeu o contato com os amigos por conta da mudança, e seu namorado não parece assim tão interessado em casamento. Molly, sua collie super leal, é quem a impede de se sentir sozinha.

Gabby e Travis são vizinhos, é claro, porém nunca se falaram. Não, até que Molly apresenta sinais de gravidez, o que faz com que Gabby fique completamente, super, mega brava com o boxer do vizinho, que segundo ela, deve ser o responsável pela gravidez.

E vocês sabem o que ela faz? Vocês sabem o que essa mulher doida faz? Ela vai tirar satisfações com o dono do cachorro! Por ter engravidado sua cadela! Como assim, cara? O.O

Mas, enfim, após desejar toda a sua raiva em Travis, Gabby decide levar Molly ao veterinário que, para sua surpresa, é ele! Seu vizinho! E ainda por cima descobre que o boxer dele é castrado. Que vergonha! Ninguém merece!

Por conta disso, nossa garota promete manter distância de seu vizinho, o que se mostra impossível quando Travis consegue convencê-la a passar com ele, seus amigos e sua irmã Stephanie, um final de semana que faz com que os dois se aproximem um pouco mais.
“Ficar com você me mostrou algo que passei a minha vida inteira buscando. Quanto mais nós ficamos juntos, mais imagino que isso será algo duradouro no futuro. Isso nunca me aconteceu antes, e não tenho certeza de que acontecerá novamente. Nunca me apaixonei por ninguém até você chegar – pelo menos não um amor verdadeiro, de qualquer forma. Não dessa forma, e eu seria um imbecil se deixasse você se afastar sem lutar.”
Á partir daí, o relacionamento dos dois vai evoluindo naturalmente, mesmo que não tão lentamente. Os dois vão se conhecendo melhor e têm que decidir se mudam as suas vidas para ficarem juntos, ou se tentam esquecer um ao outro, vivendo da maneira que viviam antes de se conhecerem.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, conhecemos a história de como os dois se conheceram e os desdobramentos dos primeiros anos do casal. Isso não é spoiler gente, na própria sinopse diz que eles ficam juntos.Na segunda parte, conhecemos os motivos das grandes dúvidas de Travis, ou seja, a parte dramática do livro.
“Eu amo você. Não somente por ser quem você é, mas pela maneira que você me faz pensar no que nós podemos ser.”
“A Escolha”, como já citei, não foi uma leitura que me agradou. Um dos motivos é  a primeira parte do livro é demasiado longa. Não é necessário gastar tantas páginas pra tão pouca história. Porém, isso não seria um problema se o autor não compensasse isso acelerando tanto o final.

Além disso, eu não achei que os personagens tivessem, neste livro, tanta carga emocional quantos nas outras do autor. Pareceu que eu estava lendo um livro de banca, sem cenas sensuais. Como se fosse tudo muito superficial.

A segunda parte do livro, que é a parte em que descobrimos qual é a escolha que deve ser feita e as conseqüências que essa escolha pode causar não chega a ser surpreendente, mas todos sabem que a surpresa não é o enfoque das histórias do Nicholas. Porém, apesar de apresentar o conflito emocional que implica tomar ou não uma decisão, não foi suficiente pra me envolver e me emocionar.

Sabe aquele filme de sessão da tarde que você sente que pode te emocionar e no final você só assiste e pronto? Que nada acontece? Foi isso o que aconteceu comigo.
“Mas as coisas mudam. As pessoas mudam. A mudança é uma das leis inevitáveis da natureza, cobrando tributo sobre a vida das pessoas.”
Eu sei de muita gente que adora esse livro, e que muitas dessas pessoas se sentirão ofendidas com essa resenha, mas é necessário deixar claro que a leitura é pessoal, e que o mesmo livro pode funcionar muito bem pra algumas pessoas enquanto não funcionam para outras.

Se você nunca leu Nicholas Sparks, leia “O diário de uma paixão”, “Um amor pra recordar” ou “A última música”. Recomendo todos, só depois de se apaixonar pelo autor leia “A Escolha”.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos