Invocação do Mal

       Na verdade essa matéria é antiga, mas acho que ainda vale, não ?

       O tão aguardado filme de terror estreou no Brasil no dia 13 de setembro. Antes disso,pessoas postavam nas redes sociais que não conseguiram ver o trailer. Eu, desde o começo dos rumores a respeito já desconfiava de que o filme de bom e assustador não tinha nada. 

           De fato, pude comprovar minha teoria no último sábado quando fui ao cinema com minha prima e o namorado dela e enquanto eles assistiam a outro filme, eu , sozinha e com muita pipoca dei muitas risadas na sala do Invocação do Mal. Como assim risadas ? O filme não era de terror ? Sim, é. Mas acho que depois de lerem as observações, entenderão rs rs

         O filme se passa nos anos setenta, de fato, o longa é nos apresentado como Baseado em Fatos Reais, só essa sentença já faz muita gente tremer. Esquecem-se, porém, que não importa quantos Baseados coloquem no início de um filme, a partir do momento em que esse é transportado para o cinema propriamente dito, digo, quando uma história é recontada de modo que alguém precise escrever um roteiro, 60% de sua veracidade é descartada. Queira você ou não.

        Enfim,  o filme conta a história de uma família - um casal e suas cinco filhas que se muda para uma casa que fica na região mais afastada de Harrisville . Os Perron queriam paz, mas não é nada disso que encontram. A caçula April é a primeira a sentir os efeitos e ações da presença maligna que habitava a casa pouco antes da  mãe e esposa percebe, levemente desconfiada, que os relógios da casa começaram a parar todos às 03:07 da madrugada.Só essa hora já é um clichê e tanto, acrescentar 7 minutos não muda nada. Porém, seu marido sendo racional a convence que não é nada demais.

      Os problemas começam quando descobrem um porão na casa e logo em seguida sons até então inócuos passam a assustar as meninas durante à noite. Mais tarde, os pais admitem que há algo errado com a casa, especialmente depois que uma das meninas é despertada de madrugada alegando a existência de uma presença, porém, é vista apenas por ela.

         No dia seguinte, outra das filhas é assomada pela entidade demoníaca-  - a garota é atirada no chão como se houvesse alguém por cima da mesma, e ela tenta se desvencilhar de algo que só ela enxerga. Como sempre, somente uma pessoa vê a coisa e ela tem uma espécie de ataque epilético...


        Depois de muitos acontecimentos estranhos , aparições e tudo o que um demônio pode fazer com você antes de entrar em seu corpo, o casal decide e finalmente chamar os profissionais do assunto. O casal de demonólogos - Ed e Lorraine Warren -famosos na época por seus grandes feitos decide ajudar a família desesperada. Lorraine insistiu para que seu marido aceitasse, ele estava receoso, pois toda vez que Lorraine ajuda alguém que tem problemas com demônios e coisas do tipo ela se enfraquece, mas o caso em questão ficou conhecido como o mais horripilante e misterioso da carreira do casal. 

        O casal é reconhecido pelo caso abordado no filme Terror em Amityville, mas isso não bastou para assustar a bruxa que se suicidara na casa depois de tentar matar o próprio filho e agora decidiu que ninguém poderia morar nos arredores de sua propriedade que dirá na sua casa. Ela fica furiosa com a presença do casal, acarretando atitudes ainda mais sombrias contra a família.

         Medo aqui, susto ali, possessão e palavras bíblicas lá, o filme acaba com : ninguém morre, a bruxa deixa todo mundo em paz e os demonólogos bem como a família Perron vivem felizes para sempre.

       Acontece que o filme foi ruim desde o começo. A princípio temos uma história onde o casal Warren resolveu o caso de uma boneca que estava sendo usada como hospedeira de um demônio poderoso. Tem coisam mais clichê ? A boneca aparece em lugares assim do nada e decide que quer entrar no corpo das pessoas. Confesso que meu ceticismo com relação a assuntos de possessão e coisas do tipo contribuiu para essa minha posição, mas o filme foi péssimo. As mesmas cenas de todo filme de possessão, não teve nada de diferente. Tudo bem que tiraram o banho de sangue que normalmente encontramos em filme desse tipo, mas isso não fez tanta diferença.

       Você não se assusta com o monstro que sai de lá, ou a mulher com cara deformada de bruxa e tal. Você assusta com o impacto do som depois de alguns minutos de silêncio.

         Eles decidiram que seria legal ter algumas cenas levemente comediadas para quebrar o gelo do terror. Achei super nada a ver. Ou é terror ou é comédia, gente.

Outra coisa, o final foi surpreendente. A bruxa decide possuir o corpo da mãe e usar essa para matar a caçula. A mulher vira o demônio ( literalmente ) e faz de tudo, resiste, morde o policial, vira a cadeira de ponta de cabeça, faz a "ceninha" que ela queria, só que, de repente, ela consegue fugir ( se desamarrar da cadeira ) e encontra a menina em baixo da casa.

        Mas, porém, contudo,todavia, entretando Ed continua o exorcismo que tivera de começar porque, nada típico, veja bem-, o padre não pode fazer a tempo, não foi autorizado essas coisas-enquanto Lorraine consegue encostar a mão na cabeça da mulher, então eles começam a falar pra ela se lembrar dos filhos ( como se antes ela não tivesse pensado neles antes) e que ela tem que lutar e a bruxa simplesmente decide sair do corpo da mulher e deixar todo mundo em paz. Ótimo!


       Então, o filme foi bem bolado ? Em partes sim, teve cenas bem feitas como o começo em que eles transformam a palestra do casal em uma foto e começam a postar partes da história deles . E também, quando a mãe está brincando de cobra-cega e um par de mãos bate atrás dela, ao invés de ser sua filha. Mas, pessoas voando ? Sendo chacoalhadas ? Cruzes sendo jogadas no chão ? Mudança de temperatura ? Sei que tudo isso são características de presença de entidades demoníacas, mas isso só serve pra quem acredita fielmente nisso tudo e ainda é medroso pra caramba.  

Resumindo, o filme não deixou de ser clichê, como todos os outros. Não foi diferente só porque foi baseado em fatos reais, isto é, ninguém pode provar nada rs Maaas, teve lá suas cenas bem feitas, é a única coisa boa que posso dizer disso. Fora o fato de que, as pessoas no cinema gritavam loucamente enquanto eu ria de todas elas!

É isso, se você é adepto de uma religião que acredita em demônios, vá lá ver, não garanto que irá se assustar, as cenas são mostradas, digo, elas estão escancaradas e filme de terror não pode ser assim quando o objetivo é o susto.  Fora isso, é bem engraçado! 


0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos