Anorexia - Diário de uma adolescente - Dominique Brand

Título: Anorexia
Subtítulo: Diário de Uma Adolescente
Autora: Dominique Brand
Editora: Elevação
ISBN: 
8575130382
Páginas: 
221
Ano: 2003

Este livro reproduz algumas passagens do antigo diário de adolescente de Dominique Brand, que dão testemunho do difícil e estranho caminho de uma enfermidade. As revelações para quem lê está nas emoções ingênuas, mas verdadeiras, de uma garota de catorze anos e seu trajeto para uma situação aparentemente absurda - a anorexia. 

Bom, o livro conta a historia de uma menina que depois da perda da avó com quem ela mantinha uma relação de muito afeto, desenvolveu a famosa doença chamada anorexia.

Antes de qualquer coisa acredito ser necessário explicar um pouquinho desta doença, então colocarei uma breve explicação que pode ser encontrada no próprio livro:

Anorexia nervosa 

Trata-se de uma doença causada pela perda deliberada de peso do paciente. É mais comum no sexo feminino, sobretudo durante a fase da adolescência; porém, pode aparecer em mulheres e homens, independentemente da idade. Essa perda de peso não é resultado da falta de apetite, mas é causada pelo fato de negar a alimentação.

Normalmente, o paciente cisma com uma parte do corpo, o que o faz se enxergar sempre gordo, embora, por vezes, esteja no peso certo, ou até abaixo, desencadeando a chamada distorção da realidade. Com isso, a percepção da forma e/ou do tamanho do corpo sofre uma deturpação. O espelho, para as pessoas anoréxicas, nem sempre diz a verdade…

 A autora consegue contar com muita clareza como a doença se desenvolve, e nós enxergamos tudo através dos olhos da própria protagonista, passamos pelos conflitos, angustias e preocupações que ela passa.


Ao longo do livro compreendemos que essas meninas não são loucas, ou procuram pelo corpo perfeito - talvez no começo - mas elas realmente se vêem assim, gordas, e é natural que elas queiram emagrecer quando acham que estão muito fora do peso.


O mais incrível é que quando a sua mãe diz que ela está super magra ela acha que só está dizendo isso para agradar, quando um menino diz a mesma coisa ela acha que ele está sendo irônico e quando as roupas não cabem mais ela acha que as roupas encolheram e ela ganhou peso.


A doença vem acompanhada com um grande sentimento de culpa e de solidão, pois por ter vergonha do corpo se esconde e quando come alguma coisa logo se arrepende depois.
É um livro muito bom para quem que realmente saber um pouco mais sobre a doença.

Pra mim foi uma leitura difícil, não pela estrutura do livro em si, mas, pela maneira como a doença é exposta. O assunto é muito sério e mesmo quando colocado de maneira não muito “pesada” é angustiante.

Ao ler as páginas deste livro e ao acompanhar a trajetória da menina, - uma adolescente apenas – em mim despertou uma vontade, ansiedade até, de conversar com ela e tentar mostrar que ela estava doente e que precisava se tratar.

Para algumas pessoas pode parecer um tanto quanto infantil por ser um diário e pela personagem ser ainda uma adolescente, mas isso só torna o problema mais evidente e preocupante.

Chega uma hora em que você fica desesperada pra resolver aquele problema de qualquer forma que seja, mas eu acredito que este livro seja indicado à qualquer tipo de pessoa proposta a conhecer a doença e a rotina de quem tem.


Quote 
“Estou gordinha mesmo. Tenho 1,75m de altura e 46 quilos…”
Neste livro encontrei um pequeno poema que me acompanha desde então pois li este livro logo após a perda de meu avó, um segundo pai e m grande amigo e por isso me identifiquei, mesmo que um pouco com a personagem e com o poema.

 " Não olhe agora para o passado    Não veja o tempo que passou    Eles já se foram e chegou a hora de viver    Não olhe para o passado.    Permita que sua infância vá, só assim vai conseguir sua paz interior.    E você conseguirá liberar sua mente quando dormir    E você conseguirá libertar seu próprio choro    Não tenha medo você vai conseguir    Sua cabeça vai voltar ao lugar, você vai dar um adeus ao passado ruim.    Não fique triste, você tem um futuro te esperando    Pegue a minha mão    Seu show vai ser diferente."




8 comentários :

  1. Acho esse tipo de livro bastante interessante
    Não só pra quem tem o transtorno, mas para quem não tem, pois é um meio de tentar evitar

    Estou seguindo ;)
    Beijos

    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Real mente Angela é um livro interessante sim, até pra que prestemos mais atenção aos nossos amigos e repararmos se é possível um distúrbio como este.
    Obrigada meu anjo! *-*

    ResponderExcluir
  3. Ajuda-me a escolher a capa do meu próximo livro?
    Valendo todos os meus livros e um Kit completo do livro votado e sua resenha na capa.
    http://escritoraadrianavargas.blogspot.com/p/promocoes.html

    ResponderExcluir
  4. Eu leria. Parece uma história boa, apesar de triste.

    Gostei muito da resenha.

    Beijos!!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  5. Convivi de perto com esse distúrbio (uma pessoa de minha família, quando adolescente, teve anorexia) e por isso posso dizer como é angustiante essa situação. A tristeza de ver a pessoa quase sumindo, e querendo emagrecer cada vez mais.. ainda bem que ela superou, mas demorou muito... muito mesmo.
    O livro é útil para qualquer pessoa, tendo ou não desenvolvido o transtorno. Eu leria, com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, demorei a comentar por aqui, mas finalmente! Esse livro parece ser bom, principalmente porque sou gordinha, e estou fazendo dieta, na verdade eu sempre fiz dieta, mas nunca emagreci, na verdade minha preocupação sempre foi mais com a saúde do que com a estética, mas dessa vez eu realmente preciso emagrecer, então acho que essa leitura seria interessante para mim.

    Rafa

    girlcliche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Deve ser realmente muito angustiante ver uma pessoa amada por você perdendo a saúde e perdendo a alegria também. Porque estas pessoas não serão felizes enquanto tiverem essa doença, portanto é de extrema importância que leiamos sobre o assunto para que fiquemos preparados para esse tipo de situação não é verdade?
    É isso mesmo Rafa, tem que se cuidar, mas, pensando na saúde antes de qualquer coisa!
    Muito obrigada pelos comentários pessoa! Fico tão feliz em saber que você gostam das minha resenhas! *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Demorei para aparecer, mas estou aqui!
    Amei seu blog! é lindo mesmo!! E os textos estão muito bem escritos!! Parabéns!!

    Escolhi esse para postar meu comentário porque foi o livro que mais me chamou a atenção e fiquei com muita vontade de ler.
    Eu não sou anoréxica, mas admito que tenho uns surtos anoréxicos de vez em quando, mas depois volto a comer normalmente! ^^

    Os culpados para esses surtos, acho que, além de mim, que permite que essas coisas aconteçam, são as pessoas a minha volta que não veem outra coisa em mim a não ser minha magreza. Não me elogiam pela roupa, pelas boas notas, pelos meus blogs (a maioria nunca os visitou), apenas dizem: Nossa, como você é magrinha!

    Aí a primeira coisa que vem na minha cabeça é: Nossa, se eu engordar fico invisível de vez!

    Mas até hoje eu tenho conseguido contornar isso para que não se torne um problema grave!

    Mais uma vez parabéns pela resenha e pelo blog!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos