Presentes da vida - Emily Giffin

Presentes da VidaTítulo: Presentes da vida
Autora: Emily Giffin
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219947
Ano: 2012
Páginas: 383
Tradutor: Patrícia Dias Reis Frisene

Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel.

Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.

Acredito que não seja segredo pra ninguém, ou pelo menos pra quem acompanha o blog, que eu tenho certa dificuldade de me identificar com as "mocinhas", ou seja, das personagens principais.
A maioria delas me parece infinitamente chatas, melosas, frágeis e vítimas. E, infelizmente, no caso de Darcy Rhorne, a protagonista de Presentes da Vida, não foi diferente.
- Você precisa se olhar longamente no espelho, Darcy. Você precisa entender as consequências de de viver uma vida tão superficial.
- Eu não sou superficial. – eu disse, com apenas a metade de mim acreditando nisso.
- Você é superficial. Você é extremamente egoísta e equivocada, com valores totalmente distorcidos.
Darcy é uma típica patricinha de 29 anos, com mentalidade de 16, egoísta, egocêntrica e exageradamente vaidosa que tem como principal objetivo ser invejada pela vida aparentemente perfeita que tem. É noiva de Dexter, um cara bonito, inteligente e carinhoso, e amiga de Rachel, atenciosa e presente.

"Mas rapidamente eu observava as inesperadas ondas no cabelo castanho de Rachel e me convencia de que eu estava muito bem. Não sabia localizar o Paquistão e o Peru no mapa e não sabia converter fração em porcentagem, mas minha beleza iria me lançar no mundo do Jaguar, das mansões e dos jantares com três garfos ao lado de um parto de porcelana de ossos. Eu só precisava fazer um bom casamento, assim como minha mãe." 
A relação entre Darcy e Rachel foi o que mais me incomodou no livro durante grande parte da leitura, porque apesar de serem "melhores amigas", Darcy nunca fez nenhum esforço em demonstrar carinho, afeto ou mesmo consideração pela amiga. Amiga que me pareceu sempre muito presente, não se importando em ceder aos caprichos de Darcy.
"Você sempre gostou de competir com a Rachel e o que está sendo pior para você é o fato de que Dex escolheu a Rachel. Ele escolheu-a em vez de escolher você. Não importa que você o tivesse traído também. Não importa que estava claro que vocês não eram feitos um para o outro e que os dois tenham se salvado de um divórcio, terminando tudo. Você só consegue pensar em uma coisa: Rachel ganhou de você." 
Mesmo sendo dona de uma vida perfeita a nossa protagonista se envolve num caso amoroso com Marcus, amigo de seu noivo e, padrinho de seu casamento. Caso que mantinha em absoluto segredo, até tomar contagem e contar a sua melhor amiga. E é neste momento que descobrimos que Dex também estava tendo um caso. Com Rachel.

Depois desta revelação, que eu adorei, a vida de Darcy vira de ponta cabeça, mas não, ela não amadurece. Continua sendo mimada, impulsiva e folgada. Porém, além de tudo isso agora tem mais um 
adjetivo: Obsessiva!

Ela fica completamente vidrada em Rachel e Dexter e, é claro, não consegue superar isso sozinha. Então surge a brilhante ideia de invadir o apartamento (sim, porque é isso o que ela faz, invade!) de Ethan seu melhor amigo de infância, que mora em Londres, a fim de resolver sua vida.

"Olhei a triste manhã londrina pelas barras da janela e jurei que este dia, o dia em que eu senti o meu bebê mexer pela primeira vez, seria o ponto de partida para as mudanças que deveriam acontecer na minha vida. Eu provaria a Ethan que não era aquela pessoa que ele descreveu na noite anterior. "
Antes de falar sobre as minhas impressões sobre o livro, eu quero deixar bem claro que eu acabei de lê-lo e estou bem irritada com ele.

Quando eu decidi ler Presentes da vida, eu já tinha em mente que talvez não gostasse tanto. Justamente por conta da personagem, que eu já sabia, pela sinopse, que seria mimada. Mas eu imaginei que durante o decorrer da história ela fosse se tornar mais humana, menos boneca, e isso não aconteceu.

É claro que as situações que ela passou surtiram algum efeito em suas atitudes, mas, pelo menos pra mim, Darcy continuou manipuladora e infantil até o final.

Talvez seja por causa da minha implicância com a personagem, mas todas as mudanças dela me pareceram meio forçadas e certamente bem convenientes. Se é que me entendem.

Apesar disso, a autora escreve muito bem, constrói bem seus personagens e te prende, de certa forma, a leitura.

Eu tenho que confessar que terminei de ler o livro só pra saber o final de Rachel e Dex, pouco me interessei pela Darcy. kkkkkk'

Recomendo pra quem gosta de romance e pra quem tem paciência com protagonistas irritantes.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos