O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

O Livro do Amanhã
Título: O Livro do amanhã
Autor: Cecelia Ahern
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630342
Ano: 2013
Páginas: 368
Tradutor: Alda Porto

Como Seria Se Soubéssemos o Que o Amanhã Nos Reserva? Nós o Consertaríamos? Será Que Conseguiríamos?

Tamara Goodwin era uma garota de 16 anos que levava uma vida extremamente confortável. Sempre teve tudo o que quis sem ter de enfrentar grandes dificuldades para isso. Curtir com os amigos era sua única ocupação. Mas será que Tamara e seus pais formavam mesmo a família perfeitamente feliz que aparentavam?

 Enquanto seu pai vivia para ganhar dinheiro e a mãe se mantinha distante, nossa protagonista não fazia o menor esforço para ser educada, e muito menos agradecida, a tudo o que recebia. Pelo contrário. Tamara era agressiva, prepotente, irônica e mimada. Garota problema. Até que George, seu pai, comete o suicídio. 

Agora sem o pai, e todo o luxo que estava acostumada Tamara, juntamente com sua mãe, se vê obrigada a despedir-se de suas coisas e sua linda mansão e mudar-se para a casa de seus tios e padrinhos Rosaleen e Arthur. Onde espera ter de passar o menor tempo possível.
"Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa do mundo. Mas recebíamos um tremendo quinhão. Não merecíamos isso, contudo." 
Enquanto sua mãe parece não conseguir fazer nada além de dormir, Tamara tenta lidar com sua nova, e não tão boa assim, rotina e a convivência com os tios.

Cada vez mais assustada, triste e revoltada com sua nova vida, nossa menina procura refúgio num antigo castelo, antigamente habitado pela família Kilsaney, e que por conta de um terrível incêndio transformou-se quase que em ruínas.

Tamara vive assim, solitária e entediada, até que um dia bate em sua  porta uma biblioteca itinerante, administrada por um jovem.  É no meio de tantos livros que Tamara encontra algo muito interessante e que logo lhe chama a atenção.
“Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor idéia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer a diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso.” 
É um livro, porém, sem título, sem autor e principalmente trancado. Sim, o livro vinha acompanhado de um cadeado, mas sem a chave. Que estranho não?

Mas estranho ainda é quando, ao abrir o livro, nossa menina encontra inscrições com sua própria letra, narrando como será o dia seguinte. Que incrível! Ela agora é capaz de saber o futuro!

No entanto, será que é mesmo tão bom saber o que acontecerá no dia seguinte? Esse o futuro não for assim tão bom?  E se nada que ela faça, possa mudar o seu destino? E se as descobertas que fizer, tiverem o poder de mudar para sempre sua vida?
"O fato de que eu fora pisoteada tornou-se óbvio. O que me deixava repetidas vezes em dúvida era em qual direção eu ia crescer agora."
Ao contrário da maioria das pessoas, esse foi o primeiro livro da famosa autora Cecelia Ahern que tive o prazer de apreciar, e não me surpreende nem um pouco o fato de Cecelia ser tão reconhecida pelo seu trabalho.

O meu envolvimento com o livro foi evoluindo no decorrer da narração. Conforme a narrativa foi ganhando força, pegando ritmo, mais eu ficava atenta e ligada à história. O começo pra mim foi meio monótono, porém não chegou a ser cansativo e nem de longe chato. Conhecer os fatos através dos olhos de Tamara já é algo provocativo, instigante e de fato empolgante.

Sim galera, eu gostei da Tamara! Oh! Palmas! Eu gostei de uma protagonista! kkkk

Mas é porque apesar de ser mimada, rabugenta, agressiva e extremamente irônica, ela tem atitude. Atitudes precipitadas quase sempre, mas tem atitude. Ela é curiosa e corre atrás do que quer independente dos obstáculos ou das pessoas que tem que enfrentar. Isso a torna forte e me faz gostar dela.

Todos os personagens apresentados pela autora têm grande importância pro desenvolvimento e construção da história e isso me agrada em qualquer livro. Não consigo me identificar com obras que contenham milhares de personagens dispensáveis.

A relação entre Tamara e, a tida dela, Rosaleen é de extrema importância e está presente em todo o livro de forma muito marcante. É uma relação conturbada, mas que num primeiro momento não fica muito claro o porquê. Ás vezes parece que as atitudes de Rosaleen são suspeitas, ás vezes parece pura implicância da Tamara. E esse jogo que a autora faz com o leitor é o mais legal de tudo.
“Quando percebi que papai ia nos deixar passar por tudo aquilo sozinhas – soprar o ar em seu corpo morto, deixar mamãe arranhar o caixão diante de todo mundo e, depois, nos observar destituídas de tudo o que já havíamos possuído -, tive absoluta certeza de que ele se fora para todo o sempre”.
A diagramação do livro é, como sempre, muito boa. A folha é amarela, a letra tem um tamanho bom e a capa é simples, mas eu gostei. O livro é daqueles que dá gosto de ler sabe? A leitura flui bem.

Eu gostei bastante de “O Livro do Amanhã”, por ser uma leitura leve, divertida, misteriosa e por poder acompanhar o crescimento da personagem principal conforme ela vai passando por situações difíceis, complicadas, mas que acabam fazendo dela uma pessoa melhor.

Recomendo!

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos