O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding



Título: O Diário de Bridget Jones
Autor: Helen Fielding
Editora: Record
Ano: 2002





Resenha: Quem não tem um parente que  nas reuniões familiares sempre pergunta se você encontrou um namoradinho? Ou se você já  pensou em sossegar e ter filhos? Ao que parece a vida de Bridget é cheia dessas indagações.


Bridget é uma mulher na casa dos 30, com uma carreira insatisfatória, independente, possuidora de alguns vícios, sonhos de um relacionamento estável, uma inimizade permanente com a balança e algumas (muitas) neuras.


Você pode achar a Bridget louca, tomando como base a descrição à cima.Mas pense bem. Será que você não conhece ou já ouviu falar de uma mulher que se encaixa em pelo menos uma dessas características?


Bom, antes de julgá-la eu passei uma tarde inteirinha conhecendo e tentando entender essa tal Bridget Jones, e confesso que gostei do livro apesar de:

A) O exagero da Bridget. Se eu pudesse defini-la em uma palavra seria exagerada. Eu sei que é justamente esse exagero que a deixa engraçada, mas...

B) O livro é muito detalhista, o que faz com que a história se arraste, dê voltas e não saia do lugar!  Foram muitas informações desnecessárias (o que ela comeu e quantas calorias ingeriu em um dia... Am?),que não acrescentaram nada a história.

C) A forma como a estória é narrada. Okay é "O diário de Bridget Jones", mas escrever o livro contando os fatos especificando até a hora em que tal fato ocorreu deixou a narrativa truncada e cansativa. (quem é que para pra conferir a hora nos momentos mais importantes da vida só para anotar em um diário?).

 D) Essa é para quem assistiu ao filme. Quem conheceu O Diário de Bridget Jones através da telinha sabe que existe um triângulo amoroso entre Bridget, Daniel Cleaver e Mark Darcy. Bom, no filme o romance se desenrola de uma forma muito melhor do que no livro. Eu não vou contar os detalhes, mas o fato é que se vocês esperam encontrar algo mais romântico, fiquem com o filme!

Mas, como eu disse antes, apesar de tudo isso eu gostei de conhecer um pouco desta mulher louca, dramática, mas ao mesmo tempo tão real. E “O Diário de Bridget Jones” é isso, a narrativa do dia a dia de uma mulher real. Uma mulher que tem medos, que paga micos, que faz drama, que quer sim ter alguém especial e entra em muitas furadas (se apaixonar pelo chefe mulherengo é uma delas). Foram justamente essas imperfeições da personagem que me conquistaram. Acho que se a Bridget fosse uma modelo linda de 22 anos que vive a base de alface e água, festas badaladas e homens bonitos eu teria desistido do livro antes de alcançar o terceiro capítulo! Posso estar sendo pretensiosa, mas acredito que a Bridget é uma caricatura da mulher moderna, com todas as suas qualidades e defeitos (talvez um tanto caricata demais, porém não mentirosa).

As trapalhadas românticas da Bridget são um capítulo a parte. Com medo de ficar solteira e acabar sendo encontrada morta por um pastor alemão, Bridget termina por meter os pés pelas mãos e se apaixonar por seu chefe, Daniel Cleaver, que é um mulherengo de marca maior, só pra depois descobrir que o mesmo irá casar! E no meio disso ainda tem o Sr. Advogado-tudo-de-bom Mark Darcy, um homem rico, bonito e divorciado, para a felicidade da mãe de Bridget que não vê a hora da filha desencalhar.

O fato é que com Bridget eu ri, enlouqueci em alguns momentos e até fiquei com vergonha por ela. E depois de terminar o livro peguei o filme e fui assistir pela milionésima vez, só para curtir um pouco mais das palhaçadas da personagem e para vê o Colin Firth, aquele lindo!

Para finalizar deixo uma curiosidade, o personagem Mark Darcy não tem esse sobrenome por pura casualidade. A autora Helen Fielding, se inspirou na obra de Jane Austen, Orgulho e Preconceito, para dá a vida ao nosso lindo e conservador advogado. E não foi só no Sr. Darcy que ela se inspirou! Helen, semelhante à Austen, fez com que seu casal principal passasse por uma série de desencontros e mal entendidos para enfim (nos 45 minutos do segundo tempo!) se encontrarem.

É isso pessoal, alguém aqui já leu ou ficou com vontade de ler/assistir as peripécias de Bridget Jones?

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos