Seis Coisas Impossíveis - Fiona Wood

Seis Coisas ImpossíveisTítulo: Seis Coisas Impossíveis
Autora: Fiona Wood
Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633251
Ano: 2013
Páginas: 272

Buenas, galera! Como vocês estão? O livro da vez é "Seis Coisas Impossíveis", da autora Fiona Wood. Vamos conferir o que eu achei?

Este é um livro que me surpreendeu de forma extremamente positiva. Quando li sobre o livro da primeira vez, logo pensei que seria mais um livro adolescente, engraçadinho e previsível que eu iria detestar. Porém, é um livro adolescente engraçadinho e previsível que eu adorei! Kkk

No livro conhecemos a história de Dan Cereill que de repente se depara numa baita crise. Seu pai faliu, assumiu sua homossexualidade e separou-se de sua mãe. Assim, assim mesmo, sem aviso prévio. E o pior, tudo de uma vez só!

Para o desespero de Dan, agora que seu pai os abandonou só havia uma solução. Mudar-se para uma casa velha, e mal cuidada que sua mãe teve a sorte (será?) de herdar de uma tia. E o pior de tudo é que, por ser uma casa tombada pelo patrimônio histórico, não pode ser reformada.
Agora Dan, está vivendo numa casa em que não quer estar, com uma mãe deprimida, nervoso por ter que mudar de escola e sem conseguir falar com o pai, mesmo que este tentasse aproximar-se novamente.

A única coisa boa que aconteceu com todas essas mudanças foi Estelle, sua vizinha do lado, pela qual Dan logo se apaixonou.

Dan decide então, mudar algumas coisas na sua vida, e para isso, escreve uma lista de coisas impossíveis para se fazer:

1. Beijar a garota.
2. Arrumar um emprego.
3. Dar uma animada na mãe.
4. Tentar não ser um nerd completo.
5. Falar com o pai quando ele liga.
6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí...

A partir de então, acompanhamos Dan lutando para alcançar suas metas impossíveis e, torcendo muito pra que ele consiga.

A narração da autora é simples e aconchegante, como se o livro fosse realmente escrito por um adolescente em crise. Durante toda a leitura, temos a impressão de que conversamos com Dan, que ele nos confessa seus problemas e divide conosco seus pensamentos, o que me agrada muito como leitora, porque nos faz conhecer os motivos de todas as suas ações.

Seis Coisas Impossíveis, trata de diversos temas que são comuns no universo adolescente. A primeira paixão, a separação dos pais, a mudança de escola e a adequação desse adolescente a essa nova vida.
Gostei demais da forma que esses temas são abordados no livro.

Principalmente sobre a homossexualidade do pai de Dan que, em nenhum momento é tratada como defeito, ou como algo errado. O real motivo do bloqueio que Dan tem com relação ao pai, é com relação ao abandono. O garoto realmente não consegue entender o porque, de tudo ter acontecido desta forma, e do pai não ter conversado com ele antes.

É muito interessante acompanhar a forma como Dan cresce durante a narração. Consegue um emprego, enfrenta as dificuldades na escola e tenta de todas as formas, ajudar a mãe que, está completamente perdida.

Mas é claro que o menino é apenas m adolescente e que como todo adolescente tem seus momentos de infantilidade e rebeldia. Mas o melhor disso é que todas as vezes que essas reações acontecem, são por um bom motivo. Os personagens são bem construídos e tem atitudes sempre contundentes e respondentes a sua personalidade, o que também me agrada muito.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo jovem, a narrativa consegue ser leve, e divertida durante alguns momentos, principalmente quando envolve as situações passadas por Dan na escola.

Eu adorei este livro de todas as formas possíveis. Gostei da sensibilidade dos personagens, da narrativa da autora, da forma como Dan ultrapassa os seus obstáculos e o jeito com que ele enxerga a realidade.

É importante pros adolescentes, que saibam que as “coisas mpossíveis” não são assim tão impossíveis. E que quando desejamos uma coisa, contanto que lutemos por ela, a conseguiremos.

Indico a todos aqueles que gostam de livros leves e divertidos, mas que tratem de temas importantes e atuais de forma real.

Boa leitura! *-*

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos