Traição entre amigas - Thalita Rebouças

Traição Entre AmigasTítuloTraição entre amigas
Autora: Thalita Rebouças
Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 8532519954
Ano: 2006
Páginas: 126

Penélope e Luiza são amigas inseparáveis. Conheceram-se num curso de teatro e desde então são melhores amigas. Melhores amigas mesmo, daquelas que não ficam nem sequer um dia sem se ver, passam as férias juntas e compartilham todos os seus segredos. Até que em uma noite, após uma festa, Penélope comete o erro de "ficar" com o "namorado" de Luiza.

Sem saber como agir e depois de ouvir os sábios conselhos de seu melhor amigo, Emílio, Penélope decide contar a verdade para Luiza, que como esperado, reage muito mal à revelação. 


Por conta disso, todo o sentimento de carinho e companheirismo existente entre as duas é substituído por raiva e mágoa. Fazendo assim, com que cada uma das meninas tenha um modo diferente de lidar com o trauma e o choque de perder uma amizade tão importante.

Penélope toma a decisão de fazer uma viagem para New York, com o objetivo de construir, por lá, uma vida nova. Enquanto Luiza fica em casa e procura através da internet, a solução pros seus problemas.
Uma delas consegue seguir o seu caminho. Aprende, cresce e tenta superar os seus problemas buscando conquistar antigos objetivos. A outra tenta ser o que não é e se esconde de tudo e de todos parando de viver para apenas sonhar.

Apesar das diferentes escolhas, ambas passam por sérios problemas, aprendendo que nem sempre os caminhos mais fáceis são os que nos conduzem ao lugar certo.

O livro cumpre bem o seu papel, que é de lidar sobre assuntos polêmicos com os adolescentes chamando, além disso, a atenção dos mesmos para a leitura.

É muito interessante a forma com que a Thalita trata de assuntos mais "pesados". Ela consegue mostrar a realidade, mas de uma forma não muito chocante. A gente percebe o quanto ela toma cuidado com isso, afinal ela escreve para adolescentes de doze, treze anos.

O que eu gosto mais no livro, é a mensagem que ele deixa. As pessoas podem te magoar, te ferir e te machucar, mas a vida é sua e vai de você lutar ou não para superar essa situação. Você não é responsável pelas atitudes dos outros, mas a forma como essas atitudes afetam a sua vida, você é quem decide.
Traição entre amigas é uma histórias de amadurecimento e de superação. Fala do valor das nossas amizades, de como moldamos o nosso caráter, das nossas ações e, principalmente, das conseqüências que elas provocam.

Fala de perdão, mas não só de perdão ao próximo. Fala de perdoar a nós mesmos que é, por vezes, bem mais difícil.

Recomendo pros adolescentes que gostam de histórias dramáticas mais ainda assim divertidas.  

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos